quinta-feira, 12 de março de 2009

10 passos para regular seu planador para máximo desempenho...

Introdução

Inevitavelmente, após algum tempo no aeromodelismo, todo piloto começa a pensar em como pode fazer algo diferente: manobras, modelos, construções, etc. Mas quando a palavra eficiência vem à cabeça, com certeza o tipo de modelo mais lembrado são os planadores. E com razão, quando não se tem um motor para compensar ventos, baixas pressões ou correntes descendentes toda energia é importante para ajudar a trazer seu modelo mais próximo do local de pouso.
Este artigo tem por objetivo ilustrar 10 passos extremamente importantes para aquele que quer montar um modelo equilibrado e eficiente. Se você fizer isto em seus planadores (ou qualquer outro modelo) vai perceber imediatamente a diferença e vai se perguntar por que não fez isso antes. Eu pelo menos me fiz esta pergunta, pois não acreditei que o resultado pudesse ser tão bom. Não existe nada muito difícil, mas como os sábios dizem, a sabedoria está na simplicidade.
Você poderá tirar proveito destas etapas mesmo se você comprou seu kit ARF ou montou um modelo da planta. Estas dicas dizem respeito à etapa final de montagem do modelo, ou seja, após você ter as asas, fuselagem, estabilizadores horizontal e vertical entelados.

Etapa 1- Verifique se sua fuselagem apresenta alguma torção.

Para podermos verificar a existência de torção faremos duas verificações:
A. Visual
B. Medição de nível

Inicialmente devemos verificar se a fuselagem não apresenta nenhum desalinhamento exagerado. Para tal, pegue a fuselagem e examine olhando ao longo da lateral conforme mostrado na figura abaixo.



Uma que a fuselagem foi verificada visualmente, pode-se medir o alinhamento relativo entre estabilizador horizontal e a asa. Nesta etapa estaremos procurando possíveis torções na fuselagem.

Etapa 2- Fixação da fuselagem a uma base firme.

O primeiro passo é fixar a fuselagem a uma mesa de tal forma que não se mexa durante o processo de alinhamento. Uma vez que fixemos a fuselagem, devemos verificar e esta se encontra nivelada. Use o nível para verificar este nivelamento. Se a fuselagem estiver desalinhada, gire levemente até que a bolha esteja centrada entre as marcas do nível. Movimente o nível ao longo do berço da asa para avaliar se não existe alguma torção não identificada anteriormente.





Etapa 3- Seu estabilizador horizontal está paralelo com a asa?

Uma vez que o berço da asa esteja alinhado, vamos medir o apoio do estabilizador horizontal usando a mesma técnica. Caso você identifique que este apoio não se encontra no mesmo alinhamento da asa, pode-se colar um chapa de balsa neste apoio e lixá-la até que esta torção seja compensada.




Uma vez feita esta verificação pode-se teste o alinhamento usando o estabilizador a sua base como mostrado na foto abaixo.



Etapa 4- Alinhe seu estabilizador em relação a sua fuselagem.

Antes de colar o estabilizador é recomendado que se meça a divisão do estabilizador. Use um cordão que não estique amarrando-o à fuselagem (por exemplo: nos furos das asas, centrado).
Pegue o cordão e marque o ponto de encontro com o estabilizador. Após meça o lado oposto, conforme mostrado na figura baixo. Ambas as medições devem ser iguais.




Após a identificação da posição correta de montagem, cole o estabilizador à fuselagem. Cuide para manter a divisão acima mostrada bem como o alinhamento em relação à asa.

Etapa 5- Verifique o perpendicularismo de seu estabilizador vertical.

O próximo passo é colar seu estabilizador vertical. Para tal deve-se verificar primeiro com um esquadro se temos o apoio adequado entre as superfícies do estabilizador e da fuselagem. Use um esquadro, conforme mostrado na foto abaixo, para guiar a colagem do componente.




Etapa 6- Verifique o ângulo de incidência de sua asa.

Uma parte importante da regulagem de seu planador é o ajuste do ângulo de incidência. Na verdade, nesta etapa vamos apenas medir o ângulo de incidência de sua asa. Inicialmente precisamos fixar a fuselagem à bancada de forma que esta não se mexa facilmente. Após, usando o nível, precisamos alinhar nosso planador em relação a mesa.





Após nivelarmos o conjunto, colocamos o medidor de incidência próximo ao centro da asa, tomando cuido para que este esteja firme e paralelo com o eixo da mesma.



Verifique se o nível do medidor de incidência esta com a bolha no centro das marcas e verifique a indicação do ângulo de incidência. Anote este valor, precisaremos dele mais tarde.



Etapa 7- Verifique o ângulo de incidência de seu estabilizador horizontal

Usando a mesma técnica apresentada no tópico anterior, meça o ângulo de incidência do estabilizador horizontal e anote o valor medido.




Etapa 8- Avalie a decalagem de seu modelo.

Mas afinal, porque as incidências são tão importantes? Na verdade a relação entre as incidências são importante. Como explicamos antes, o que buscamos em nosso planador é eficiência, ou seja, reduzir o gasto de energia desnecessário.
Quando temos uma diferença significativa entre os ângulos de incidência da asa e do estabilizador horizontal precisamos corrigir o vôo de nosso planador através do uso de mais Trim do que realmente precisamos, e isto gera mais arrasto, logo, perdas.
A decalagem nada mais é do que a diferença entre os ângulos de incidência da asa e do estabilizador, e se queremos que nosso planador responda de forma adequada e sem consumir muita energia, esta decalagem deve estar entre 0° e 0,5°.
Pegue os valores anotados em nossas medições e compare. Se o resultado estiver fora dos valores acima recomendados talvez você deva reposicionar seu estabilizador horizontal para aperfeiçoar o rendimento de seu planador.




Etapa 9- Equilibre o curso de todas suas superfícies de comando.

Uma etapa muito importante antes de iniciar a medição dos cursos e ajuste fino dos servos é importante salientarmos que é extremamente importante que os ajustes dos servos seja realizado de forma mecânica sempre que possível. Desta forma as correções e programações de rádio ficam muito mais simples e o planador apresentará menos tendências de vôo.
A instalação dos servos e da linkagem deve buscar sempre ser realizada de forma que o ângulo entre a superfície de comando e o servo seja de 90 graus. Isto se deve ao fato de assim evitarmos assimetrias na asa ou até mesmo movimento diferencias entre a asa esquerda e direita. Veja um exemplo na foto abaixo.



Após realizar a instalação dos servos e da linkagem devemos medir a deflexão dos comandos de todas as superfícies de comando. Siga as recomendações do fabricante para as deflexões iniciais de seu modelo.




Etapa 10- Ajuste seu centro de gravidade.

No que tange ao centro de gravidade, os fabricantes normalmente são muito conservadores, ou seja, suas indicações buscam CG muito dianteiros. Isto tem relação a facilidade de se pilotar um planador com CG dianteiro, o que para a maioria dos pilotos é mais confortável.
A contrapartida para este conservadorismo é que se perde muita energia para realizar as correções de curso, principalmente para subir e descer o modelo. Apenas para nivelarmos as informações iremos nos ater um pouco mais ao que é o centro de gravidade e o que é o ponto neutro.

Centro de gravidade: ponto de equilíbrio entre as massas do planador
Ponto neutro: ponto de equilíbrio entre as forças aplicadas ao planador (arrasto, sustentação, etc.). Este ponto é extremamente de difícil determinação.

Qual é o ideal? O centro de gravidade do fabricante ou o ponto neutro?
Na prática, devemos iniciar nossos testes de vôo seguindo a recomendação do fabricante e a medida que se ganha experiência pode-se reposicionar o CG mais para traz, ou seja, aproximando do ponto neutro.
Quanto mais recuado o CG mais instável fica o planador, porém respondendo com muito mais facilidade aos comandos. Deve-se cuidar para não recuar muito o CG, pois se chegarmos ao ponto neutro o planador poderá ficar extremamente instável, quase indomável. O diferença entre o CG e o ponto neutro em modelos pequenos é de 5 a 10mm e para modelos maiores entre 15 e 25mm.


2 comentários:

  1. Oi Ignácio,
    Acabei de montar um Espirit Elite ARF.
    Eu tenho o rádio JR9303 2.4.
    Caso vc tenha ou conheça este rádio, poderia
    passar o setup do rádio para mim.
    Principalmente as programações de modo de voo.
    obrigado
    Ricardo Forte

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  2. Excelente aula de ajuste de modelo , sou gaucho porem estou morando em Florianópolis , alguém sabe onde tem grupo de vôo de planadores em Sta.Catarina , se souberem agradeço indicação . Abraços e bons vôos.

    Jorge Lwiz

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