#1: Encontrando uma boa colina
O que define uma boa colina? Para iniciantes, recomendamos colinas onde o vento não seja nem muito forte nem muito fraco- que seja constante. Além disto, é bom pensar no pouso, logo precisamos uma boa área de aproximação, com poucas árvores e desníveis.

#2: Garanta que seu modelo está em condições de vôo:
Primeiro verifique se sua freqüência não está sendo utilizada (parece básico para pilotos RC, mas muitos esquecem este detalhe e causam danos matérias grandes).
Verifique se o CG está posição correta. CG muito dianteiro dificulta as manobras e o controle do modelo, principalmente em velocidades próximas do stall.
Verifique se todas as superfícies de comando estão respondendo e se não tem nenhum servo invertido ou travado
Por último, mas não menos importante, verifique se as baterias estão carregadas.
#3: Arremesse o modelo contra o vento com o nariz levemente para baixo. Se o local tiver outros pilotos, pergunte se tem algum local mais favorável para o arremesso. Coloque energia no arremesso, é melhor sobrar do que faltar.
#4: Defina a área de vôo e se mantenha nela. Cuide, pois o “lift” se forma pela colisão do vento na colina a qual forca o vento a subir. Este efeito tem limites e se você não tiver cuidado pode escapar para fora da área onde o modelo está resguardado. Pergunte aos pilotos mais experientes e que conhecem a área onde estão os limites do “lift”

#5: Gire o modelo para o vento. Devemos lembrar que no vôo de colina, o piloto navega paralelo à colina, assim sendo dizer “girar para o vento” significa dar as costas para a colina.
#6: Não tente voar atrás da colina. Normalmente é seguro voar bem a frente da colina, porém atrás pode ser muito perigoso. Rotores são de difícil identificação para novatos e pode colocar e perigo o modelo, pois tira toda a sustentação fazendo-os cair como pedras. Uma boa regra para iniciantes é voar atrás da colina única e exclusivamente se estiver pronto para o pouso.
#7: Localize as termais e use-as bem. Elas são excelentes para ganhar altitude e se manter no ar. O “lift” combinado com o vôo termal é excelente e prazeroso, pois o “lift” é uma ajuda adicional para se manter no ar até o próximo ciclo termal.

#8: Planeje seu pouso antes de decolar. Este ponto pode parecer fácil, mas muitas vezes se faz necessário 4 ou 5 aproximações até que se consiga pousar com segurança. Comece aproximando com mais altitude e vá ajustando a rampa de descida até que a relação velocidade altitude esteja melhor para seu estilo de vôo e modelo.
Se você não está seguro, não tenha medo de abortar o pouso e entrar novamente no “lift” com certeza (a menos que o vento tenha parado totalmente) você terá energia suficiente para uma nova aproximação.
Este artigo foi postado a 2 anos no GVRC quando iniciamos nossas trips pelo estado testando nossas colinas. Para alguns pilotos ele pode ser muito básico, mas com certeza ajuda a muitos a se aventurar a largar suas naves penhasco abaixo.
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