terça-feira, 24 de março de 2009

Regulando um planador com flap e aileron

Na opção de vôo de planadores, um dos pontos altos é voar planadores com ailerons e flaps, conhecidos com asa de 4 servos, ou de casa cheio(do inglês “Full House”). Este tipo de planadores permite uma série de regulagens e mixagens interessantes, que ajudam e muito o vôo tanto termal como de colina.

Se você possui um rádio computadorizado tipo Futaba 9CAP ou JR 9303 além do uso normal dos flaps e de ailerons e diferencias você ainda poderá programar modos de vôos diferenciados com trimagem, rates e configurações de modelos completamente diferentes.

Os modos de vôo normais são: lançamento, cruzeiro, termal, velocidade e pouso.
Mas para que usar estes modos de vôo diferentes? Bom, antes de mais nada permite que configurações mais complexas entre superfícies de comando sejam ajustadas e se evitem erros de operação. Abaixo colocamos algumas configurações básicas para cada modo de vôo de tal forma a facilitar o ajuste de seu modelo. Lembramos que cada modelo pode ser afetado por estas configurações de forma diferente e que cabe ao leitor avaliar se a configuração é segura para seu modelo.

launch ou lançamento- flaps com deflexão de 15-20 graus para baixo. Configuração de profundor a gosto do piloto. Algumas pessoas preferem ailerons com deflexão de 10 graus para baixo também.

speed ou velocidade – nesta etapa do vôo é muito proveitoso o uso de deflexão completa do bordo de fuga. O que isto significa? Na verdade o flap passa a ser usado também como aileron subindo e descendo. Este efeito é similar a torcermos a asa e aumenta muito a eficiência do modelo. Para termos máxima eficiência, sugere-se que a deflexão do flap seja a metade da deflexão do aileron.

Exemplo: Você regulou para que o aileron suba 15mm e desça 20mm. Então deve regular o flap para subir 7mm e descer 10mm

Como esta regulagem tanto flap e aileron se comportam com um aileron podemos mudar a forma do perfil da asa e fazer com que o modelo fique mais rápido(este tipo de perfil no inglês é conhecido como Reflex) ou que resulte em maior sustentação.

Para alcançar um perfil de maior sustentação devemos fazer o bordo de fuga baixar por volta de 3 a 4 mm. Para alcançar um perfil mais rápido devemos fazer o bordo de fuga subir 2 a 3 mm. Verifique o manual de seu rádio para confirmar qual função deve ser usada para atingir este resultado.

land ou pouso- flaps com deflexão de 90 graus para baixo ou quanto você conseguir alcançar. Você ainda pode regular a função Butterfly, que nada mais é que um freio onde os ailerons sobem simultaneamente de 15 a 35 graus e os flaps descem por volta de 90 graus. Esta função ainda pode ser proporcional ao stick do acelerador o que possibilita ajustar sua velocidade de acordo com a necessidade.

Lembramos que muitas destas regulagens fazem com que o modelo queira subir muito resultando em stall violento. Para evitar este efeito deve-se colocar off-sets de profundor- Quanto? Bom isto vai depender da regulagem do CG e das características de cada modelo.
Divida conosco sua experiências e set-ups para que possamos melhorar este guia.

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